domingo, 26 de outubro de 2008

Parque das Dunas sedia o “II Encontro de Basquete de Rua de Natal”

Conhecido como “esporte-arte”, o basquete de rua invadiu o bairro do Parque das Dunas, Zona Norte de Natal, no último sábado (25) de outubro. Seis times de quatro bairros da região disputaram um emocionante torneio na quadra da Escola Municipal Maria Alexandrina. O evento foi promovido pela Central Única das Favelas (Cufa) do Rio Grande do Norte.

Mas a programação começou antes, ainda pela manhã, com um grupo de 15 crianças que participou de uma oficina de basquete de rua, ministrada pelo coordenador de esportes da Cufa RN, Xavier Araújo e o arte-educador Elly Lima. Para o Velho Xava, como gosta de ser chamado o coordenador, “as oficinas servem para iniciar as crianças na prática desse esporte que, além de um esporte em si, é uma manifestação cultural, social e pacífica”.


No final da oficina, dois times infantis disputaram um mini-torneio. O time vencedor ganhou uma bola de basquete de presente, como incentivo para continuar praticando o esporte.


À tarde, os “gigantes” tomaram conta da quadra, desfilaram jogadas incríveis e fizeram a festa do público que queria ver o espetáculo. Enquanto isso, os DJs François e Pingorá se encarregavam da animação do público com o rap, alguns Bboys aproveitavam as laterais da quadra para mostrar sua dança de rua e a dupla Twister e Ivan caprichavam na demonstração de grafitagem.
No primeiro jogo da primeira fase, enfrentaram-se Parque dos Coqueiros II e Parque das Dunas I, com a vitória do segundo time. O embate do segundo jogo foi entre Santa Catarina e Parque dos Coqueiros I, com vitória da segunda equipe. O terceiro confronto foi entre Parque das Dunas II e Pajuçara, que teve o primeiro time como ganhador.


Para a fase semifinal, foram classificadas as equipes Parque dos Coqueiros I, Parque das Dunas I, Parque das Dunas II e, na repescagem, Santa Catarina. Na disputa entre Parque dos Coqueiros I e Parque das Dunas I, quem levou a melhor foi o time do bairro que sediou o evento. Já na segunda disputa, entre Parque das Dunas II e Santa Catarina, vitória do time que veio da repescagem.


O confronto final, que só terminou às 20h, entre Parque das Dunas I e Santa Catarina, mostrou o que o basquete de rua tem de melhor: alegria, criatividade e jogo limpo. A equipe do bairro de Santa Catarina surpreendeu ao sair da repescagem, demonstrar uma força imensa de superação e sagrar-se campeã do torneio. O time recebeu como premiação simbólica uma bola de basquete e um manual com as regras da Libbra – Liga Brasileira de Basquete de Rua.


Mas independente do resultado, prevaleceu a festa deste esporte que é a melhor tradução daquilo que é conhecido como cultura urbana, muito marcada pela diversidade da arte da periferia, pelo caráter de integração social e por propagar a cultura da paz.

Liga Brasileira de Basquete de Rua

Os encontros de basquete de rua que a Cufa RN vem promovendo na cidade – o primeiro ocorreu em setembro, na comunidade dos Guarapes – são uma espécie de prévia para as seletivas estaduais da Libbra (Liga Brasileira de Basquete de Rua), que acontecerão a partir de março do próximo ano e servirão para escolher as equipes que vão representar o Rio Grande do Norte no campeonato nacional, em agosto, setembro e outubro, no Rio de Janeiro.
Desde 2005, a CUFA realiza no Rio de Janeiro a Libbra, que começou como um simples “racha de basquete” na periferia carioca e se transformou no que é atualmente: o maior evento de Basquete de Rua do país. Em 2009, pela primeira vez, a Libbra vai ter equipes do país inteiro.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom mesmo essa iniciativa da CUFA RN de divugar o basquete de rua nos bairros espero que se torne tradicional esse tipo de evento em natal e no interior, e parabéns para organização do evente no bairro do parque das dunas foi excelente todo mundo que participou gostou muito já estamos pensando na proxima competição!!!

Valeu mesmo pelo incentivo do basquete de rua em natal...

JORGE disse...

é isso mesmo
concordo com wilks mesmo ele me dando um toco e massacrando meu time
hehehe ( vingança )
temos que colocar o basquete potiguar e lado nore de natal no mapa muito boa a iniciativa !

Danina disse...

Sem dúvidas uma belissima iniciativa.

cleilton disse...

gostei muito,...quero agradecer a CUFA pela organizaçao desse evento em nome do pessoal do parque das dunas que jogam basquete.foi muito bom...vcs estao de paranéns!!

Anônimo disse...

Gostaria muito de sabe como eu faço pra ver as foto do evento da CUFA/RN realizado no bairro do parque das dunas no dia 25/10/08, e completando o que Jorge falou não havera "vingança" e sim uma continuação dos tocos kkkkkkkk...
meu email para contato: wilkinshenrique@hotmail.com