domingo, 30 de novembro de 2008

CUFA RN agita Natal com 3° Encontro de Basquete de Rua

O nosso 3° Encontro de Basquete de Rua de Natal, realizado ontem (sábado, 29), foi um grande sucesso. O evento reuniu esporte, cultura urbana e alegria durante todo o dia. O público compareceu em peso e a repercussão foi a melhor possível, graças à massiva cobertura realizada pela imprensa da capital.

A comunidade do bairro de Lagoa Seca, Zona Sul de Natal, recebeu a Cufa de braços abertos. Já queriam saber quando voltaríamos lá de novo.

O evento também cresceu em participação dos atletas. Foram 12 equipes dessa vez (no segundo encontro, em outubro, tinham sido seis), de vários bairros da cidade: Parque dos Coqueiros, Santa Catarina, Pajuçara, Parque das Dunas, Cidade da Esperança, Candelária, além das equipes do Cefet e do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do RN (UFRN).

Como de costume, fizemos uma oficina de basquete de rua com as crianças, com a participação de 30 meninos dos bairros do Parque dos Coqueiros, Vale Dourado e Lagoa Seca. Esse foi um momento especial, porque as crianças de Lagoa Seca, onde fica a quadra na qual realizamos nosso evento, não reagiram bem quando souberam que naquela manhã, em vez de futsal, iriam praticar basquete. Mas quando a "brincadeira" começou, a resistência deu lugar à alegria e a molecada não largava a bola alaranjada. É a mágica do basquete (ou o efeito Cufa).

E ainda teve o graffiti, os B'boys, as B'girls e os MC's dando show. Os Dj's François e Pingorá, mais uma vez, animaram a galera mandando ver no som.

Para nossa alegria, recebemos a visita da secretária estadual de Esporte e Lazer, a atleta potiguar e olímpica Magnólia Figueiredo. Ela disse ao público que "é de iniciativas como essa da Cufa que estamos precisando para incentivar o esporte e, mais que isso, para fazer do esporte um instrumento de inclusão e transformação social".

Além dela, outras duas presenças nos deixaram muito honrados. A primeira foi do lendário Chico Martins, professor do Cefet-RN, precursor do basquete potiguar, atleta 4 vezes campeão estadual de basquete, ex-capitão da seleção do RN (quando chegou a ser 3° colocado no campeonato brasileiro) e, atualmente, técnico 20 vezes campeão dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs). O pofessor Chico Martins é cultuado pelos amantes do basquete no RN e deu as boas vindas à Cufa e ao basquete de rua de Natal.

A outra foi de Ricardo Tinôco, ex-atleta, pentacampeão estadual de basquete pelo América, bi-campeão pelo ABC, vice-campeão Norte e Nordeste pelo Cefet-RN e campeão Nordeste pela Seleção do RN.

A programação terminou às 21h, com a disputa final do torneio de basquete entre as equipes do Cefet-RN e do Parque dos Coqueiros. O Cefet sagrou-se o grande campeão deste terceiro torneio.

Aguardem fotos e vídeos no blog da Cufa RN.

3 comentários:

Franklin de Almeida (RN) disse...

Só tenho uma coisa a dizer: PARABÉNS.

Unknown disse...

Deram show mesmo!
Natal estava precisando de campeonatos como esse, já q a federação eh um bagunça...
Não vejo a hora de participar do proximo.
Só deu "Cangaceiros" q foi inscrito como Cefet.

Ybsen(Kobe)

Unknown disse...

É por aqui mesmo !!! Passo o pano, mandaram excelentemente bem !!! Trabalho em equipe, bem embasado e por uma boa causa, o resultado é excelente mesmo !!! Isso é a história acontecendo, desejo que deem um bom rumo, contem comigo no pouco ou no muito que eu possa fazer !!!
.
.
.
Ybsen, parabéns por ora, mas segura a onda que teu chá e o de POP tá coando e vão tomar ele amargo !!!