domingo, 15 de fevereiro de 2009

CUFA cria Liga Internacional de Basquete de Rua

iurirubim às 12:23

Os principais representantes da CUFA – Central Única de Favelas estão reunidos por quatro dias (29/1 a 1/2) em Cuiabá para o planejamento estratégia anual da instituição, que atua em todo Brasil.

Dentre as principais propostas para 2009, está a organização da Liibra – Liga Internacional de Basquete de Rua, que já este ano teria, além do Brasil, etapas no Chile, Hungria e Alemanha.

Pela programação da CUFA, seus escritórios regionais realizam, até julho, etapas regionais e estaduais da Liibra em todo país.

O Basquete de Rua do Brasil – ou esporte-arte, como também é chamado – é uma variação entre o Streetball e o basquete formal.

Pode ser jogado em praticamente qualquer lugar onde caiba um cesto (em quadras improvisadas, ginásios; sob viadutos; ao ar livre ou na própria rua etc.).


O basquete de rua pode ser jogado em quase todo lugar

Embora existam regras, elas se curvam ante a majestade das manobras – a exibição da capacidade técnica do jogador –, principal objetivo do basquete de rua. Daí ser conhecido como esporte-arte.

A criação de uma liga internacional para o esporte pela CUFA é a consolidação de um conjunto de ações iniciadas em 2001, quando, durante o Hutúz Rap Festival, alguns jovens começaram a disputar um "racha de basquete" improvisado com uma lata de lixo. A brincadeira criou as bases para uma nova modalidade esportiva.

Desde então, a CUFA passou a apoiar torneios de basquete de rua, sempre associados a eventos de hip hop.

A idéia cresceu e levou a Central Única de Favelas a criar a LIBBRA - Liga Brasileira de Basquete de Rua, que se tornou referência única nesta modalidade cultural-esportiva em dimensão nacional.


A CUFA descobriu no basquete de rua uma
importante forma de mobilização

Já em sua primeira edição, em 2005, a grande final da LIBBRA foi realizada em um dos palcos mais expressivos da cultura carioca, o Sambódromo do Rio de Janeiro.

No final do ano passado, a CUFA promoveu uma prévia do que seria a Liga Internacional: em 27 de dezembro, realizou o Desafio Internacional Reis da Rua, com equipes do Brasil e do Chile.

(Fotos: Camila Fontana/ CUFA SP)

Fonte: BLOG DAS RUA por Juri Rubim

Nenhum comentário: