domingo, 29 de março de 2009

Grafiteiros mostram arte no centro da cidade

Quatro artistas expuseram trabalhos na Praça Kennedy na tarde desta sexta-feira (27).

Por Artur Dantas
Fotos: Vlademir Alexandre
Em comemoração ao Dia Nacional do Grafite, comemorado nesta sexta-feira (27), a Praça Kennedy sediou a mostra de telas confeccionadas por artistas de Natal. No evento “Exposição e performance de Grafite”, promovido pela Central Única das Favelas (CUFA-RN), no Centro, o cinza cedeu ao colorido das telas por algumas horas.

Os trabalhos foram produzidos por quatro grafiteiros que buscam, através das pinturas, quebrar a ideia de pichação e trazer ao público o referencial de arte contemporânea. Docinho, Carcará, Bruno Cavalcanti e Bones trouxeram à praça, além de desenhos, mensagens sociais.



A coordenadora do Projeto CUFA-RN, Silmara Rodrigues, explicou que a intenção da exposição é mostrar ao público que o trabalho pode ser diferenciado, com as possibilidades de estilo de pintura. “A nossa intenção é mostrar que o grafite é uma arte que vem da periferia e trás sempre uma mensagem social”, explicou.



Miguel Carcará, coordenador do núcleo de hip hop da CUFA, detalhou a importância social do grafite, através do qual muitos jovens conseguem ocupar o tempo com a pintura. Carcará ressaltou ainda o lado comercial que o grafite vem somando aos artistas.



“É importante a gente mostrar que o movimento vem se desenvolvendo, e o pessoal já consegue se sustentar, pitando lojas e exibindo os trabalho através de trabalho como esse. Algumas pessoas não entendem o que estamos fazendo,mas outras são muito compreensivas com a nossa arte”, disse.

Projetos da CUFA


A exposição é apenas um dos elementos trabalhados pela Central Única das Favelas. Recentemente foi firmada uma parceria com a Prefeitura do Natal, através da Fundação Capitania das Artes (Funcarte) para que sejam difundidos outros elementos do hip hop, como o brake (dança) e o rap (música).



No Dia da Poesia (14) a Funcarte teve como uma das atrações a mistura de poesia com a cultura natural da periferia. Está previsto para abril, a Poesia Ritmada, evento que une todos os elementos do hip hop na Praça Vermelha, das 17 às 22h. O dia ainda não foi definido.



Há ainda a extensão do projeto para o esporte, através da Libra, Liga Brasileira de Basquete de Rua, que mescla jogo com música.

NO MINUTO.COM

Um comentário:

SINVAL COELHO disse...

Desejo fazer contato com um Grafiteiro para encomendar um trabalho.
Meu nome é SINVAL COELHO, tel 8871 9088 Claro e 8871 9092 Oi.