sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Central Única das Favelas promove neste sábado e domingo o Viradão Esportivo no Rio Grande do Norte

Com objetivo de incentivar a prática de esportes aliada ao exercício da cidadania, a Central Única das Favelas (CUFA), em parceria com a TV GLOBO e SESI , promove o Viradão Esportivo. O evento, que terá duração de 33 horas ininterruptas, acontecerá das 9h do dia 7 de novembro às 18h do dia seguinte, simultaneamente, em diversas cidades brasileiras.



O tema do evento em 2009 é “Família”, com o objetivo de ressaltar a importância dessa instituição na construção dos valores do indivíduo. Áreas que geralmente não fazem parte de calendários formais ganharão destaque especial no projeto. A CUFA pretende utilizar o esporte como ferramenta de inserção e integração social, por meio da mobilização do maior número possível de participantes. O Viradão Esportivo trará um cardápio diversificado de atividades e eventos esportivos, desde os mais clássicos aos mais atípicos. As disputas acontecerão nas instalações de associações, clubes, praias, escolas, federações, confederações, dentre outras organizações parceiras do projeto.



No Rio Grande do Norte a coordenação da CUFA-RN fechou ampla parceria com várias instituições e organizações entre elas SESI, Intertv Cabugí, Sociedade Amiga dos Deficientes Físicos- SADEF - Parque das Dunas- Bosque dos Namorados - IDEMA - Casa do Bem – Cia Tropa Trupe - Verão Total da praia Pipa - Projeto Escola Aberta - Projeto Poseidon - Rua de Lazer da SEEL em Goianinha - Parada GLBTT – Bar Clube - Juke Box entre outras.



Algumas ações mostrarão o lado social do esporte como o Esporte e Cidadania do SESI que será realizado durante todo o sábado do Sesi Clube da Mor. Gouveia e a Escolinha de Futebol e Surfistas do Bem realizado pelo jornalista Flávio Rezende através do Projeto CASA do BEM. A Escola Municipal Passo da Pátria participará com futebol e capoeira na comunidade de mesmo nome. O lado Beneficente estará presente como o Torneio de Kung Fu em Parnamarim que arrecadará alimentos para o LEAN.



Outras ações despertam a atenção para a preservação e proteção e valorização do Meio Ambiente como as atividades programadas no Parque das Dunas, bosque dos namorados e do Projeto Poseidon com a travessia na Praia de Ponta Negra. No Viradão Esportivo do RN o lado inusitado estará presente com a Corrida de Salto Alto que acontecerá no domingo dia 08 ás 15:30 dentro da 10ª Parada do Orgulho Gay , e a Corrida de Jegue em Igreja Nova no Município de São Gonçalo do Amarante, além de uma corrida em Goianinha que os jovens atletas passarão por dentro de um Canavial.



A cerimônia nacional de abertura será às 10h do dia 7 de novembro, no Ginásio Miécimo da silva, em Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, onde estarão presentes os dirigentes da CUFA, parceiros do projeto, esportistas, agentes políticos e o público em geral.



O encerramento ficará a cargo de cada cidade. Em Natal o encerramento acontecerá no final da tarde do Domingo onde atletas e participantes do Viradão Esportivo farão uma caminhada integrada a 10º Parada do GLBTT com saída às 16hs da Avª Prudente de Moraes em Direção ao Estádio do Machadão.



Além de Natal municípios do RN como Tibau do Sul, Praia da Pipa, Parnamirim, Jardim de Piranhas, Goianinha, São Gonçalo do Amarante entre outros estão com programação agendada dentro do Viradão Esportivo.

Nenhum comentário: