segunda-feira, 22 de março de 2010

Morre Dina Di: A CUFA faz sua homenagem a grande guerreira do Hip-Hop brasileiro

“Realmente Sou!Dina Di...Visão de Rua...Sendo Uma Mulher Com F de Fato, Sempre Consciente Nos Meus Atos”

“Das cinzas da favela pro mundão...Dina Dee !!!”

Mais uma sobrevivente do gueto e da favela, que reelaborou a realidade vivida e transformou-a em canção, ecoando seu grito e mostrando pra que veio. Assim, é Dina Di, um emblema do rap nacional e referência ao universo feminino do movimento. A menina que desde cedo teve sua força de trabalho explorada em nome da pobreza e da fome, mas que encontrou na música, através do rap, a ferramenta de combate ao sistema do qual foi vitima com a força da palavra e sua garra de mulher.

Como líder do grupo feminino Visão de Rua, gravou três CD’s e alcançou a maior premiação do hip hop nacional com o Hutúz de 2000 e 2001. Pois bem, essa mulher é sinônimo de superação para a quebra da hegemonia masculina na cena hip hop/ rap, abrindo caminho, firmando conceito e deixando seu legado.

Justamente no ano em que mulheres de todo mundo comemoram o centenário do dia internacional da mulher, o Brasil perde mais uma grande guerreira símbolo de resistência. A rapper se foi, mas será eterna na memória do rap nacional e o seu significado, enquanto mulher e expoente de luta está cravado na história de vida que ela mesma construiu.

Assim, a CUFA, a Frente Brasileira de Hip Hop e o Núcleo Maria Maria vêm homenagear o otimismo da guerreira que não se acomodou diante da exclusão social e da invisibilidade por ser mulher, pobre e oriunda da favela. Aos que pensam que a morte é um silêncio fica a rima.

“Mas eu sou filha do rei ... Da eternidade !!!”

Maria da Conceição Freitas
Coordenação Núcleo Maria Maria - CUFA-BA

Um comentário:

Unknown disse...

olá galera da cufa meu nome e leandro e sou um dos organizadores do festival tome rock nas quatro pontas e estamos organizando pra o prox mes uma nova edição do evento será que vcs podiam entrar em contato conosco pra darnos uma força obrigado:





Festival Cultural: Tome Rock nas Quatro Pontas

É uma idéia de promover um evento diferente que vai acontecer nas quatros zonas de Natal (sul, norte, leste, e oeste) quatro shows nos finais de semana aberto para o publico, com o propósito de da oportunidade a bandas do cenário alternativo potiguar, que realizam um trabalho diferente, usando a linguagem musical pra passar suas idéias, e abrir um mês do ano para ter o festival para um publico que ainda tem poucos eventos, além disso, será aberto um espaço com obstáculos para a galera que anda de skate, bmx e patins.
“Tome rock nas Quatros Pontas” será um evento cultural gratuito; assim tornando-se mais difícil sua organização devido à falta de estrutura financeira e a falta de grandes patrocinadores (mais não impossível).
As bandas convidadas tocarão gratuitamente e a entrada será franca e terá espaço aberto para aqueles que pretendem apresentar seus trabalhos: como a pintura em camisetas, venda dos CDs, e material artesanal, alem do convite a sebos para apresentação de seus livros e literaturas de cordel.
O que nos organizadores desse evento estamos formulando nesse documento e a requisição de um espaço para a organização, verba pra o aluguel do som que será alugado pelo valor de R$ 650,00 por evento dando o total de R$2,600, e um palco para apresentação das bandas.
Esperamos com o término desse Festival-Cultural o reconhecimento por partes das entidades publicas, e o inicio das obras do espaço esportivo em Natal (ginásio poliesportivo, skate-park).
Alem de vendas do material das bandas sebos e artesões com o publico.










Organização: “Grupo Cultural Underground Nordestino”
Contatos: 91472454, 88719804 / roinujj@hotmail.com