terça-feira, 11 de maio de 2010

MANDINGA NA GINGA DA CUFA.

A vinda dos africanos fez com que a cultura existente no país se misturasse formando assim um rico e vasto caldeirão cultural onde surgiram diversas manifestações culturais, samba, batuque, jongo, coco de zambê, candomblé, tambor de crioula entre muitos outros, o que todos têm em comum? A utilização do corpo, que se por um lado era torturado nos pelourinhos e senzalas, em outros momentos esse corpo também servia como instrumento de sedução, religiosidade, lazer e ate mesmo como instrumento de luta como era o caso da capoeira.

A capoeira hoje permeia por todos os segmentos da sociedade, sem fazer distinção de cor, de religiosidade, de sexualidade e de poder aquisitivo, vendo a capoeira como importante instrumento de educação e de inclusão social a mesma deve-se fazer presente em instituições que tenham em seus propósitos propagar a cultura fazendo com que cada ser humano busque sua satisfação melhorando assim o meio em que habite. A Central Única das Favelas (CUFA) em suas diversas oficinas consegue modificar diversas realidades de pessoas que vivem a margem da sociedade, pessoas essas que são sedentas por cultura e lazer. Modificando essas realidades a CUFA passa a ser um agente transformador e difusor das mais variadas formas de cultura seja a cultura Hip Hop com seus elementos, seja no esporte ou nas artes. A capoeira entra para os quadros de atividades da CUFA RN, procurando divulgar creio eu a mais importante das culturas que é a CULTURA DE PAZ, com muita ginga no corpo a capoeira se propõe a contribuir com o que for necessário para o crescimento individual e coletivo da sociedade, com muita mandinga a união entre a CUFA e a capoeira irá somar nessa batalha contínua pela construção de políticas publicas que façam o nosso povo progredir com equilíbrio. No toque do berimbau e com permissão dos mestres, CUFA e Capoeira entram na roda para fazerem um belo jogo no difícil jogo da vida, posso ta sendo romântico na minha visão de mundo, mas cada um tem o direito de ter seus ideais e de lutar por eles, sendo assim vamos à luta que o berimbau já ta chamando e o jogo vai começar. Encerro esse texto com um trecho de uma musica de capoeira:

“Oi vivemos aqui nessa terra
Lutando pra sobreviver
O Lugar onde poucos têm muito
E muito sem ter o que comer
Olhando isso eu fico triste
Me pergunto qual é a solução?
Estou feliz por ter a capoeira
Como forma de expressão
Capoeira é uma arte
E arte é obra de Deus

Nesta terra eu não tenho muito
Mas tudo que eu tenho foi Deus que me deu”

Mestre Barrão

William Marinho

Coordenador do CAPOCUFA/RN

Educador Sócio-cultural.

Nenhum comentário: