domingo, 14 de setembro de 2008

CUFA RN faz primeira ação na Comunidade dos Guarapes



No último sábado (13), a CUFA RN realizou sua primeira ação. Foi na Comunidade dos Guarapes, mais especificamente na Escola Municipal Francisco Varela, que abriu suas portas para o basquete de rua, o rap, o graffiti e o skate. Durante o dia inteiro, dezenas de crianças, adolescentes e jovens participaram das oficinas esportivas e apresentações culturais realizadas na quadra da escola.


Pela manhã, a garotada foi chegando devagarzinho, meio desconfiada, ainda sem saber o que ia acontecer ali. Mas aos poucos, tomaram conta do pedaço e logo foram criando intimidade com a bola. As crianças participaram de uma oficina de basquete de rua com o Velho Xava e Anderson Bronx, que além de jogar basquete “nas horas vagas”, como ele mesmo diz, também faz parte do grupo de rap Nordeste Nato.


Enquanto os pequenos aprendiam as primeiras noções do basquete, os “grandes” também foram se aproximando. Não demorou muito pra improvisarem um jogo. Era só o aquecimento para o torneio da tarde. No final da manhã, ainda rolou um lanche pra recarregar as energias.


Pausa para o almoço. Ainda deu tempo pra trocar uma idéia com o Pepê e o Amauri. Pepê contou algumas histórias da comunidade. “Estamos perdendo muitos parceiros para o crack. A guerra entre as torcidas organizadas (a gang alvinegra do ABC e a máfia vermelha do América) também é um problema”, disse ele com olhar desolado.


Hora de voltar pra escola. A rapaziada não demorou a chegar. Os DJs François e Samir montaram o som e rapidinho o rap começou a ecoar. Do outro lado da quadra, Natan caprichava no graffiti. Na quadra, a galera ia se misturando: os caras da comunidade e os irmãos de outros bairros, que também pintaram por lá para fazer parte do agito. Nessas horas, a gente vê como o esporte faz desaparecer as barreiras ridículas que erguemos entre nós.


O torneio estava rolando quando, de repente, um maluco atravessa a quadra num skate e arrisca algumas manobras. É isso aí, o espaço era democrático e tinha espaço pra todo mundo, cada um do seu jeito, mas um completando o outro e todos juntos.


No final do dia, o balanço foi mais que positivo. O recado estava dado: a CUFA chegou para agregar e lutar por cidadania com paz para as nossas periferias. A nossa revolução está apenas começando.


Veja a galeria de fotos aí ao lado.

Um comentário:

Neguin disse...

Muito bom... masssssaaaa mesmo
parabens
é a CUFA mané!!! chegando junto e fazendo do nosso jeito.

alisso e edvania, parabenssssss.