quinta-feira, 30 de outubro de 2008

CUFA visita presídio feminino na Zona Norte



Na manhã desta quinta-feira (30), a Cufa RN fez uma visita ao Complexo Penal João Chaves, maior presídio feminino da capital potiguar, onde estão abrigadas 66 detentas. O objetivo da visita era conhecer um pouco mais de perto a situação da população carcerária feminina de Natal e divulgar as ações e projetos do núcleo Maria Maria.

A Cufa foi recebida pela diretora do presídio, Tatiana Saraiva, que falou sobre o trabalho social realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania - SEJUC com as mulheres daquela unidade prisional. O projeto "Transforme-se", criado em 2005, oferece oportunidades de qualificação, emprego e renda para as detentas.

Elas têm aulas de bordado, crochê e confecção de bolsas. Depois, produzem suas peças, vendem os seus produtos, ganham um dinheirinho e ainda têm a pena reduzida - a cada três dias trabalhados, a pena é reduzida em um dia.

Desde o primeiro ano do projeto, as detentas realizam um desfile para mostrar as bolsas e acessórios produzidos. No próximo domingo, às 18h, elas ocupam a passarela do Natal Norte Shopping no 4° João Chaves Fashion Week.

A coordenadora do núcleo Maria Maria, Edvânia Abreu, conversou com Fátima, 44, que está no presídio há um ano e meio. Fátima faz crochê e diz que o trabalho é uma forma de "refazer a vida". Ela tem planos de continuar trabalhando com artesanato quando deixar o presídio.

Fátima também revelou um pouco de como é a vida no Complexo João Chaves: "É difícil. A gente nunca recebe visitas. As famílias abandonam a gente". Fátima conta que tem uma filha, freira, que mora em João Pessoa (PB). Faz dois meses que a filha foi vê-la.

Edvânia explicou que uma das metas do núcleo Maria Maria é incentivar a formação de uma rede de empreendedorismo, criando alternativas para as mulheres detentas. "Queremos também ajudar a melhorar a auto-estima dessas mulheres, levar informações sobre saúde e esclarecê-las sobre os seus direitos".

No final da visita, a diretora do presídio recebeu a camiseta do núcleo Maria Maria e um exemplar do livro "Falcão, Mulheres e o Tráfico" de presente. Para aprofundar o diálogo, ficou agendada uma reunião entre a Cufa e a ouvidora da SEJUC, Guiomar Veras, na próxima segunda-feira (3).

PRESÍDIOS FEMININOS EM NATAL

- Complexo Penal João Chaves: 66 detentas.

- Centro de Detenção Provisória da Zona Norte: 34 detentas.

- 85% das mulheres estão presas por envolvimento com tráfico de drogas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa iniciativa do Maria - Maria em visitar o presidio feminino e mostra um pouco da realidade de nossos presidios e parabéns para Allison e Edvania por essa aula de cidadania!!!