domingo, 14 de dezembro de 2008

MV Bill faz show e lança livro em Natal



A realidade do cárcere feminino e a urgência de políticas públicas que criem alternativas de vida para as mulheres presidiárias são dois dos temas que serão tratados pelo escritor e rapper MV Bill, que virá à Natal para o lançamento do livro "Falcão - Mulheres e o Tráfico", no próximo dia 22, às 16h, na Escola Penitenciária Desembargador Ítalo Pinheiro, no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal. O evento é promovido pela CUFA RN, em parceria com a Fundação José Augusto e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) do Governo do Estado.

Além de discutir a questão específica das mulheres presidiárias, o evento também tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para um novo debate sobre a violência na periferia e sua ligação com as desigualdades sociais, que empurram jovens e mulheres para a criminalidade. Mas muito mais que discutir ou apenas colocar o assunto em evidência, a intenção da CUFA RN é também cobrar do poder público ações efetivas para esse problema.

As detentas do Complexo Penal Feminino João Chaves serão as grandes convidadas especiais para o lançamento do livro. Mais que simples espectadoras, elas terão a oportunidade de debater sobre a realidade em que vivem e cobrar das autoridades um tratamento mais humanitário para a população carcerária feminina de Natal.

Mais cedo, às 14h, Bill fará uma visita às instalações do Complexo João Chaves, para conhecer ao vivo como as mulheres envolvidas com o crime levam a vida no dia a dia. Bill também irá conversar com as detentas para saber mais sobre suas histórias de vida. Geralmente, essas mulheres são tratadas como lixo social, mas a visita de Bill servirá ainda para mostrar que é preciso superar os preconceitos e resgatar o respeito e a cidadania dessas tantas "Marias" que se envolveram com o mundo do crime.

No dia 21, antes do lançamento do livro, Bill realiza um show na Praça Cívica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O show é uma promoção da Fundação José Augusto (FJA), em parceria com a Cufa RN. O evento faz parte da programação de final de ano que a FJA realiza em Natal, com a presença de vários artistas consagrados nacionalmente, como Dominguinhos e Chico César.


O livro

Falcão — Mulheres e o Tráfico é a continuação do projeto pioneiro que resultou no documentário e no livro Falcão — Meninos do Tráfico, lançado no ano de 2006, em co-edição da Central Única das Favelas (Cufa) com a Objetiva. Trabalhando em favelas de todo o Brasil com meninos envolvidos no tráfico de drogas, os autores MV Bill e Celso Athayde descobriram que a vida desses "falcões" estava visceralmente ligada à trajetória de suas mães, filhas, irmãs, amigas, esposas e namoradas.

Em Falcão — Mulheres e o Tráfico, os autores contam histórias de mulheres de diferentes idades, valores e projetos de vida, que de alguma maneira passaram a interagir e, em alguns casos, a integrar a indústria do tráfico de drogas. Este livro é o relato de como os autores conheceram essas mulheres e de sua convivência com elas. Além disso, é também um esforço para que o Brasil conheça a história delas.


Nenhum comentário: