domingo, 14 de dezembro de 2008

MV Bill faz show e lança livro em Natal



A realidade do cárcere feminino e a urgência de políticas públicas que criem alternativas de vida para as mulheres presidiárias são dois dos temas que serão tratados pelo escritor e rapper MV Bill, que virá à Natal para o lançamento do livro "Falcão - Mulheres e o Tráfico", no próximo dia 22, às 16h, na Escola Penitenciária Desembargador Ítalo Pinheiro, no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal. O evento é promovido pela CUFA RN, em parceria com a Fundação José Augusto e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) do Governo do Estado.

Além de discutir a questão específica das mulheres presidiárias, o evento também tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para um novo debate sobre a violência na periferia e sua ligação com as desigualdades sociais, que empurram jovens e mulheres para a criminalidade. Mas muito mais que discutir ou apenas colocar o assunto em evidência, a intenção da CUFA RN é também cobrar do poder público ações efetivas para esse problema.

As detentas do Complexo Penal Feminino João Chaves serão as grandes convidadas especiais para o lançamento do livro. Mais que simples espectadoras, elas terão a oportunidade de debater sobre a realidade em que vivem e cobrar das autoridades um tratamento mais humanitário para a população carcerária feminina de Natal.

Mais cedo, às 14h, Bill fará uma visita às instalações do Complexo João Chaves, para conhecer ao vivo como as mulheres envolvidas com o crime levam a vida no dia a dia. Bill também irá conversar com as detentas para saber mais sobre suas histórias de vida. Geralmente, essas mulheres são tratadas como lixo social, mas a visita de Bill servirá ainda para mostrar que é preciso superar os preconceitos e resgatar o respeito e a cidadania dessas tantas "Marias" que se envolveram com o mundo do crime.

No dia 21, antes do lançamento do livro, Bill realiza um show na Praça Cívica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O show é uma promoção da Fundação José Augusto (FJA), em parceria com a Cufa RN. O evento faz parte da programação de final de ano que a FJA realiza em Natal, com a presença de vários artistas consagrados nacionalmente, como Dominguinhos e Chico César.


O livro

Falcão — Mulheres e o Tráfico é a continuação do projeto pioneiro que resultou no documentário e no livro Falcão — Meninos do Tráfico, lançado no ano de 2006, em co-edição da Central Única das Favelas (Cufa) com a Objetiva. Trabalhando em favelas de todo o Brasil com meninos envolvidos no tráfico de drogas, os autores MV Bill e Celso Athayde descobriram que a vida desses "falcões" estava visceralmente ligada à trajetória de suas mães, filhas, irmãs, amigas, esposas e namoradas.

Em Falcão — Mulheres e o Tráfico, os autores contam histórias de mulheres de diferentes idades, valores e projetos de vida, que de alguma maneira passaram a interagir e, em alguns casos, a integrar a indústria do tráfico de drogas. Este livro é o relato de como os autores conheceram essas mulheres e de sua convivência com elas. Além disso, é também um esforço para que o Brasil conheça a história delas.


Um comentário:

Anônimo disse...

1、We have excellent customer service team, which could solve online various problems about the Air Jordan we provide in 24 hours.
2、We have perfect Logistics system, which guarantees all the ordered Nike Air Jordan shoes are delivered to you in good shape as fast as possible.
3、We have strong manufacture plant, which are able to provide various models, sizes & colors of Air Jordan shoesranging from 1 to 23 according to what you request.
4、We have the first-rate after-sale service , in case that the Jordan Shoes products that you receive come across some quality problems, then, please do not worry, we are abound to refund all the payment in one week,Also, the products can be changed in one me month.The main products we specialize in are showed as follows
Our Jordan Shoes:
Jordan 13
Jordan 14
Jordan 15
Jordan 16
Jordan 17
Jordan 18
Air Jordan 13
Air Jordan 14
Air Jordan 15
Air Jordan 16
Air Jordan 17
Air Jordan 18