sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CUFA -RN leva Poesia e Ritmo para a Praça Vermelha

Diversão e Arte

22/01/2009
Foto: Divulgação

Lançada em Natal no ano passado, organização que surgiu nas favelas cariocas

Lançada oficialmente em Natal em dezembro do ano passado com a presença do Rapper MV BILL, a CUFA-RN prepara uma série de atividades, projetos e eventos que serão realizados no ano de 2009 . Já nesta sexta feira a partir das 17h, a CUFA– RN, realiza shows de rap, apresentações de grafites, B.boys, Djs e Mc´s dentro do Projeto Poesia Ritmada, na Praça

Vermelha ( Praça André de Albuquerque ). Serão apresentados shows com os grupos Estratégia, Um Conto, Facção Real e ChicoBomba&ZéBaga.

Em dezembro do ano passado a Praça Vermelha também foi o cenário do lançamento da CUFA-RN que contou com a presença do Rapper MV Bill que realizou durante dois dias uma série de atividades que incluiu show na Praça Cívica do Campus da UFRN, lançamento do Livro Falcão: Mulheres e o Tráfico, visita a comunidades da cidade e recebimento do Prêmio Hangar de Música na categoria Artista Rap Nacional que foi entregue pela Governadora do RN.

A CUFA - Central Única das Favelas – é uma organização sólida, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Agindo como um pólo de produção cultural desde 1999, através de parcerias, apoios e patrocínios, a CUFA forma e informa os cidadãos do Rio de Janeiro e de outros 19 Estados brasileiros. Dentre as atividades desenvolvidas pela CUFA, há cursos e oficinas de DJ; Break, Graffiti, Escolinha de Basquete de Rua, Skate, Gastronomia, Audiovisual e muitas outras. São diversas ações promovidas nos campos da educação, esporte, cultura e cidadania, com mão-de-obra própria.

O rapper MV Bill é um dos seus fundadores da organização e já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento Hip Hop. Por exemplo, a UNESCO o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década. Além dele, a CUFA conta com Nega Gizza, uma forte referência feminina no mundo do Rap, conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais. Nega Gizza é também Diretora do HUTÚZ, o maior festival de Rap da América Latina, que é produzido pela CUFA..

Segundo Miguel Neri, rapper e coordenador de Hip- hop da Cufa-RN `` É um inicio de atividades que realizaremos durante este ano tendo como base o Hip – Hop que é a principal forma de expressão da CUFA e serve como ferramenta de integração e inclusão social. ´´
Numa parceria com a Funcarte realizarão o projeto `` Junto e Misturado - Carnaval do Hip- Hop potiguar” que foi incluído na programação oficial do Carnaval Multicultural e acontecerá na segunda-feira, dia 23 de fevereiro, envolvendo todos os elementos do Hip-Hop.

Além do carnaval “Junto e Misturado“, a Cufa –RN vem trabalhando em projetos importantes como; a etapa estadual da LIBBRA – Liga Brasileira de Basquete de Rua, (ação de maior investimento da organização em 2009, e que conta com parceiros estratégicos; a previsão para a realização dos jogos é para o mês de Abril.). Outro evento importante é que já está na programação da CUFA-RN e que será realizado no dia internacional da Mulher , intitulado `` Grafitando o 08 de Março ´´ este será um intervenção social que dará ênfase as mulheres do movimento, com ênfase na grafiteiras, ``elas ilustrarão temas relacionados a Mulher em especial a Lei Maria da Penha, será uma das formas de divulgar com a nossa linguagem a importância da Lei para as mulheres´´, antecipa Silmara Rodrigues Coordenadora de Projetos da Cufa-RN.

Através de uma linguagem própria, a CUFA pretende ampliar suas formas e possibilidades de expressão e alcance. Assim, ela vai difundindo a conscientização das camadas desprivilegiadas da população com oficinas de capacitação profissional, entre outras atividades, que elevam a auto-estima da periferia quando levam conhecimento a ela, oferecendo-lhe novas perspectivas.
Entre os dias 30 e 31 de Janeiro, coordenadores estaduais da Cufa Brasil reúnem-se em Cuiabá.

A idéia é alinhar discursos e estratégias de execução dos projetos em todo o Brasil. Para o Coordenador Geral da Cufa no RN Tárcio Fontenele, ``todos os projetos que pretendemos realizar esse ano tem como foco o desafio de agregar, organizar e dar oportunidades aos jovens das nossas periferias, conquistando espaços e expressando as atitudes, o pensamento e a indignação daqueles que são tradicionalmente esquecidos´´.

Repórter: Redação

Jornal de hoje

Nenhum comentário: