domingo, 25 de janeiro de 2009

Poesia Ritimada





















Fotos Tarcio Fontenele
Por Marcelo Veni


A Cufa-RN movimentou a Praça Vermelha na sexta, 23 de fevereiro, com o lançamento do Projeto Poesia Ritmada. Entre as 17h e 22h cerca de 400 pessoas estiveram na praça, localizada no centro Histórico de Natal, e assistiram shows de rap, manobras de skate e Bike, grafitagem e performances de B.boys e B´girls mostrando mais uma vez a importância do local como cenário ideal para outras ações da que envolvam música, esporte e cultura urbana. A praça, além de espaço de passagem, é um ponto de convergência urbana para diversos grupos, é local de trabalho para taxistas e flanelinhas e espaço de prática de esportes para skatistas, tendo para ambos um significado prático. Já para estudantes e outros usuários, é lugar de reunião e lazer, assumindo um caráter mais afetivo, fazendo-os sentir bem-estar, tranqüilidade e relaxamento.

Por volta das 18h os Mc´s da dupla ChicoBomba&ZéBaga abriram a programação do Poesia Ritmada, já com um bom público. Em seguida teve a participação do Pequeno Marlon de 09 anos, conhecido na cidade como o Bob Marley mirim que recentemente foi premiado na categoria Talento Infantil do Prêmio Hangar de Música, Marlon tocando uma guitarra (que ganhou de presente da banda Planta e Raiz) cantou alguns reggaes, de Bob Marley claro. Já com a praça bastante movimentada (os ambulantes se deram bem) Foram chamados os rappers do Facção Real que mandaram muito bem o seu recado musical. Foram apresentados ainda os grupos Estratégia (que parou metade da praça em torno de show) e o quarteto de rappers do Um Conto, que na humildade vem superando a saída recente do DJ do grupo.

O DJ Samir (do Agregados Família do Rap) acompanhou todo o evento com suas pick-ups fazendo bases nos intervalos, para alguns dos grupos da programação e para os B,boys, B´girl´s e os skatistas que como sempre deram um show a parte. Dois painéis foram grafitados neste Poesia Ritmada por Pardal e Bones. Miguel Nery (Carcará) coordenador de Hip-Hop da Cufa-RN foi o MC do evento. A programação teve o apoio da Fundação José Augusto e da Gráfica Amorim. Confiram as fotos e aguardem a edição de fevereiro do projeto Poesia Ritmada.


Sobre a Praça André de Albuquerque:

A praça André de Albuquerque, onde nasceu a cidade de Natal, início do século XX. é o mais antigo logradouro público da cidade, local de sua fundação a 25 de dezembro de 1599. Em 1888 assumiu este nome em homenagem ao líder e mártir da Revolução de 1817, André de Albuquerque Maranhão.

No local são localizados, o Palácio Potengi, a igreja Matriz, o Instituto Histórico e Geográfico e o Memorial Câmara Cascudo. No dia a dia, ela é conhecida como praça vermelha.

Nenhum comentário: