segunda-feira, 16 de março de 2009

Dia da poesia é comemorado em alto estilo






Em todo Brasil, uma das únicas capitais a comemorar oficialmente o Dia Nacional da Poesia é Natal (RN). Skate, hip-hop, grafite, violeiros e muito verso, cantado e declamado, foi o que se viu nesta sexta-feira, 13 de março, na Praça Augusto Severo, largo do Teatro Alberto Maranhão, no bairro da Ribeira.

A grande estrutura montada para as comemorações do Dia Nacional da Poesia levou o melhor dos versos para o bairro da Ribeira. Esse ano a cultura hip-hop esteve inserida efetivamente nas comemorações e trouxe novas cores à festa. O skate movimentou o lugar e teve papel importante, sendo anunciado como atração especial, junto com o grafite. Roosevelt Galego, Ricardo Moré, Flávio Magão, Vagner Saci, Marcelo Morcego e Jonatan Mizak, foram apenas alguns dos skatistas que apresentaram suas manobras na praça.
A performance realizada pelo Circo Tropa Trupe abriu a noite com suas pernas de pau e bandeiras coloridas. Em seguida Mirabô Dantas deu a linha com música suave e de bom gosto, acompanhado apenas por viola e percussão. Os poetas elétricos incendiaram o palco com um show cheio de personalidade e estilo.

Os b-boys apresentaram todo o poder da cultura de rua, com seus movimentos ousados fizeram da roda um imã para as atenções do lugar. Quando o grupo de rap potiguar Carcará na Viagem subiu ao palco a festa pegou fogo. O público se concentrou para ouvir as levadas rápidas e originais dos rappers, que trazem toques de embolada, côco e muita música regional em seu som.
A efervescência deu lugar a cultura popular com o repente dos violeiros Amâncio Sobrinho e Zé Lúcio. Em improvisos espetaculares, envolveram rap, hip-hop e até o Carcará na Viagem em suas letras. Apresentaram vários estilos de cantigas de viola e brindaram o público com uma verdadeira rinha na disputa de rimas, arrancando boas gargalhadas dos presentes. Estava previsto um encontro entre o rap e o repente no palco, mas infelizmente não aconteceu.

O grande desfecho da noite se deu por conta dos Agregados Família do Rap. Em seu primeiro show após a temporada em São Paulo, o grupo fez uma apresentação instigada e bem característica, mostrando a mesma pegada que trazem tanto para um publico de 5 mil pessoas como para cinqüenta. O público matou a saudade do grupo, que há algum tempo não se apresentava em Natal.

O evento foi realizado pela FUNCARTE (Fundação Cultural Capitania das Artes) e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Natal e CUFA-RN. As comemorações do Dia Nacional da Poesia (14/03) foram realizadas de 12 a 14 de março, envolvendo várias atividades, atrações, estilos e formas de poesia. As diferentes manifestações culturais e esportivas agregadas valorizaram ainda mais.

Texto e fotos: Alessandro Amaral

Nenhum comentário: