segunda-feira, 6 de abril de 2009

Reunião discute criação de Frente Parlamentar


Representantes de diversas modalidades esportivas estiveram reunidos nesse sábado, 4 de abril, na Câmara Municipal de Natal (RN) para discutir sobre a criação de uma Frente Parlamentar de Esporte. O objetivo é formar um grupo e designar delegados que representarão cada desporto na audiência pública marcada para o dia 7 de maio na Câmara dos Vereadores.

Essa foi a segunda reunião dessa natureza, encabeça pelo assessor parlamentar Daurivan, atleta e membro da federação de Kung Fu. Durante o encontro foram apresentadas as dificuldades enfrentadas por cada esporte, associações, federações, seus projetos sociais e iniciativas, através dos representantes presentes. Também foi falado das lutas e trabalhos pessoais em cada área.

Neste dia estiveram representados práticas esportivas como surf e bodyboard (Romualdo e Saturnino Borges), skate (Alex Kidd), passeio ciclístico (Robson), kung fu (Marcelo, Marcos, Araújo e Edmilson Lima), capoeira (Ivanildo e Eugênio), handball (Alberto), basquete de rua (Marcelo Veni), vale-tudo e grego-romana (Alexandre), tai chi chuan (Flávio Ferreira), entre outros. Apesar da diversidade, as dificuldades e barreiras são as mesmas enfrentadas por todos os esportes.

O principal assunto debatido foi a criação de uma Comissão de Esporte e Lazer ou Frente Parlamentar para apresentar os problemas e pedir soluções para as ações esportivas na capital. A criação de políticas públicas voltadas ao esporte amador e construção de equipamentos que possibilitem a prática do skate (pista de street) e ciclismo (ciclovias), por exemplo, também estiveram em pauta.

Apesar da presença e participação ativa de assessores-esportistas na reunião, deixou-se bem claro que essa comissão não está vinculada a nenhum político em especial e é uma ação pleiteada pelos praticantes de esportes da capital. Diversos assuntos também foram abordados nesse dia, como lei de incentivo ao esporte, bolsa atleta, benefícios de saúde e sociais através das práticas esportivas, representação do Estado em competições, etc.

A próxima reunião acontece quarta-feira, 8 de abril, na Câmara Municipal, às 19h. Cada grupo de esportistas apresentará sua lista de necessidades para o seu esporte e serão eleitos delegados que terão voz ativa na audiência pública prevista para o dia 7 de maio no plenário da Câmara. Se os vereadores não estão conseguindo escutar o clamor dos praticantes de uma só modalidade, quem sabe escutam de todas juntas.

Texto e foto: Alessandro Amaral

Nenhum comentário: