quinta-feira, 16 de abril de 2009

Circuito Pixaim: Núcleo “Maria, Maria” lança projeto neste sábado

Com intensa programação, o lançamento do projeto acontecerá no bairro Alvorada
Por Fernanda Quevedo
Fotos por Dafne Spolti

Moradores do Bairro Alvorada:
Paulo Brother, Izabel, Hanne, Driele e Dona Maria


Acontece no próximo sábado (18), à partir das 14 horas, o lançamento do projeto Circuito Pixaim, coordenado pelo núcleo “Maria Maria”, da Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT). O lançamento reunirá a comunidade na praça cultural do Bairro Alvorada, em Cuiabá.


À tarde, a programação infantil contará com atividades esportivas, lazer, música, bazar de roupas, oficina de pintura e muito mais... A partir das 19 horas, a noite vai ferver com programação cultural que incluirá apresentações dos músicos Amauri Lobo, DJ Linha Dura e o Coral na Boca do Povo.


Destaque para as participações de artistas do próprio bairro, entre eles do DJ Fernando, a banda de rock Lótus e a dupla sertaneja Luiz Paulo e Hernanes.No lançamento, também estarão sendo feitas as inscrições para as três oficinas do projeto Circuito Pixaim, que acontecem nos meses de abril e maio no bairro Alvorada. Serão oferecidas oficinas de tranças afro, leitura e teatro, todas de graça e abertas também a moradores de outros bairros.


O projeto Circuito Pixaim integra o programa Pixaim, que prevê várias ações voltadas para comunidades de Cuiabá. O objetivo é levar a vários grupos sociais, em especial as mulheres e meninas negras dos bairros periféricos e comunidades quilombolas, a discussão sobre padrões de beleza instituídos pela sociedade, bem como a organização do discurso político destas mulheres, além de uma oportunidade de geração de emprego e renda.

É o que explica a coordenadora de Projetos da Cufa-MT, Karina Santiago. Segundo ela, as oficinas têm o objetivo de discutir sobre estética e sobre a valorização da beleza negra, mas também dar uma oportunidade de mudança aos participantes das atividades. “Quem sabe não poderá sair daqui do bairro uma cabeleireira ou outra profissional que lide com a estética? Esta é uma possibilidade real que está sendo mostrada a estas mulheres. No bojo disso tudo, há a valorização da beleza negra, o respeito às diferenças, o incentivo ao empreendedorismo”, comentou ela.

As oficinas do projeto Circuito Pixaim serão ministradas por mulheres da CUFA e parceiras no projeto. Ana Fashion, cabeleira especializada em beleza negra, ministrará o curso de tranças. Já o de teatro, será ministrado por Jácilla Moraes, coordenadora da Cia. De Teatro Barulho da Cufa-MT e a jornalista Neusa Baptista, autora do livro “Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar”, ministrará as oficinas de leitura.

As inscrições já começaram e estão chamando a atenção das mulheres do bairro. A dona de casa Josélia de Fátima Reis é uma das inscritas nas oficinas de tranças e de teatro. “Eu quero aprender a arrumar cabelo. Eu gosto muito de arrumar cabelo, mas faz tempo que estou parada. Já trabalhei com a prima da minha mãe, fazia chapinha, escovinha, agora estou parada porque tenho que cuidar de meus filhos. A oficina de teatro vou fazer para distrair, aprender coisas novas”, disse ela.

Coordenadoras do Projeto: Fernanda Quevedo, Reijane Alves,
Ana Fashion, Neusa Baptista, Karina Santiago e Jacilla Morais.

Sobre o evento

O lançamento do projeto Circuito Pixaim acontecerá na Praça do Bairro Alvorada, onde haverá atividades esportivas e de lazer, como campeonato de futebol de rua, com premiação em medalhas, jogos de dominó e dama e cama elástica para crianças.

Haverá uma tenda de leitura, onde o MST (Movimento do Sem Terra), a Editora Tanta Tinta, que é parceira do projeto, o MIN (Movimento de Inteligência Negra), de Cuiabá, farão exposição de livros. O evento contará ainda com exposição de Bonecas Negras.

Uma das atrações principais do lançamento será o bazar de roupas e acessórios, vendidos a preços populares.


SERVIÇO:

O que: Lançamento do projeto Circuito Pixaim
Onde: Praça do Bairro Alvorada em Cuiabá.
Quando: dia 18 de abril, à partir das 14 horasEntrada gratuita.
Mais informações pelo telefone: (65) 3023-9283 ou ainda pelo
blog do Projeto:http://www.projetopixaim.blogspot.com/

Nenhum comentário: