segunda-feira, 20 de julho de 2009

3º Poesia Ritmada: Skate, hip hop e diversão até umas horas


O casamento perfeito entre o skate e o hip hop. Essa frase resume bem o que foi o 3º Poesia Ritmada, evento realizado pela CUFA-RN (Central Única das Favelas) que reúne música, dança, arte e esporte. A festa aconteceu domingo, 19 de julho, na Praça Vermelha em Natal (RN) e proporcionou muita diversão ao público presente.

A novidade nesta edição do Poesia Ritmada foi a inclusão oficial das competições de skate no evento. Atletas de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macau e Ceará-Mirim estiveram presentes e as disputas aconteceram nas modalidades jam session (iniciante e amador open), game of S-K-A-T-E e best trick. Há cerca de um ano não havia competição na capital e os skatistas estavam ansiosos por participar de algum evento. Um bom número de competidores garantiu o show de manobras e as pessoas puderam conferir o nível do skate potiguar.

As disputas tiveram início com a categoria iniciante. Os skatistas competiram através do sistema de jam session, quando todos andam ao mesmo tempo e os juízes registram apenas as manobras acertadas. Destaque para os atletas do município de Parnamirim, que apresentaram toda evolução proporcionada por uma cidade com pista pública de skate.

No amador open os melhores skatistas do Estado se enfrentaram numa jam session disputadíssima. Um skatista, até então desconhecido do grande público, mostrou seus poderes e levou pra casa o troféu de primeiro lugar da disputa. Abimael Rasta deixou Lucas Seleguini e Marcel Dias com a segunda e terceira colocação respectivamente. Renato Rodrigues também andou muito bem e por pouco não ficou entre os três primeiros.

O game of S-K-A-T-E apresentou outra forma de competição e o público permaneceu atento aos acertos e erros dos desafiantes. A bateria final foi entre Raul Menezes, vice-campeão do game que aconteceu em Macau ano passado, e Thiago Cão, que mostrou muito sangue frio e manobras na base para deixar Raul com a segunda colocação mais uma vez, por um placar de 5 x 1.

No best trick o skatistas que se destacaram nas competições anteriores foram convidados a disputar o troféu de primeiro lugar. Destaque para Marcel Dias, que acertou um perfeito f/s smithgrind tail grab no trilho, mas que não foi páreo para o flip f/s bluntslide de Lucas Seleguini.

No intervalo de cada modalidade, grupos de rap potiguar se apresentaram. A seleção dos grupos foi algo que realmente chamou atenção, pois a qualidade das letras e músicas fez todo público dançar e se divertir bastante.

O primeiro a pegar no microfone foi o Contra-Trama, onde o skatista Ruan Céu mostrou seu trabalho solo e sua levada rápida e bem peculiar. No próximo intervalo quem se apresentou foi o MC Preguiça, que levou o público a dançar ao som do original raggamuffin potiguar. Por fim assumiram o microfone Chico Bomba e Zé Baga, com um rap autêntico e participações especiais como Miguel Carcará, que quebrou tudo num improviso instigado.

Ainda houve um belíssimo racha de break entre duas crews natalenses. Os b-boys dançaram muito, mas o destaque foi mesmo a garra e empenho das b-girls, garotas que arrebentaram tudo nos passos de dança de rua. Os melhores dançarinos (masculino e feminino) ganharam brindes oferecidos pelos patrocinadores. Painéis de grafite também foram pintados ao vivo pelos artistas Mau-Mau, Pardal e Docinho.

Esse evento contou com o patrocínio exclusivo da Sport Mix, apoio da Friend´s Crazy Shop, Blumar, vereadora Sargento Regina, e colaboração da Discol. A realização ficou por conta da CUFA-RN em conjunto com a comunidade de skatistas natalenses através das figuras de Alex Kidd e Lucas Seleguini. Em agosto tem de novo, só que bem maior que esse. Até lá!

Resultados

Iniciante
1º Willian Japa
2º Lázaro Leite Ninho
3º Wilker

Amador Open
1º Abimael Rasta (Blumar)
2º Lucas Seleguini (Mylly´s)
3º Marcel Dias (Sport Mix)

Game of Skate
1º Thiago Cão (Skatosco)

Best Trick
1º Lucas Seleguini (Mylly´s)

Texto e fotos: Alessandro Amaral

Mais fotos aqui

Nenhum comentário: