quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Artista e produtores potiguares se reúnem e criam grupo de trabalho em prol do RECULTURA.



Os debates em torno da reforma Fiscal, Tributária e Trabalhista dos profissionais da cultura no Brasil começaram a ganhar corpo através da criação de grupos de trabalho em vários Estados. No Rio Grande do Norte a reunião inicial aconteceu no dia 28 de agosto no auditório da fundação Cultural Capitania das Artes e contou com 16 representantes de várias áreas culturais: grupos de teatro, fotografia, música, movimento de carnaval, literatura, cultura urbana etc.

Os presentes na reunião receberam cópias de textos e matérias publicados desde o último dia 11 de agosto sobre o Recultura e de como iniciou o movimento desde que o rapper MV Bill e um grupo de artistas apresentaram ao ministro Juca Ferreira o Manifesto que pede uma regulamentação especifica para a atividade cultural no país.
A reunião teve inicio com o coordenador de produção e eventos da CUFA-RN o produtor Marcelo Veni falando da importância da Recultura e dos objetivos da primeira reunião: Formação do Grupo de trabalho da cidade do Natal e assinatura do Manifesto.
Em seguida foi aberto o espaço para que os presentes se pronunciassem a respeito do assunto. O produtor cultural, membro da editora da UFRN ( Universidade Federal do RN ) e diretor da Cooperativa de Produtores do RN Francisco Alves destacou a importância da mobilização para os produtores, gestores e trabalhadores da cultura, e que foi muito bem fundamentada no manifesto as questões de exigências fiscais `` um simples cachê tem descontado diversos impostos ´´ citou como exemplo a cooperativa de produtores `` essa discussão se encaixa perfeitamente com a nossa realidade, precisamos saber o porque de tantos impostos, são produtos dos nossos sonhos , não podemos aceitar o tratamento de nossa artes como um produto qualquer ´´.
O fotografo e coordenador da Capitania das artes frisou a importância dos grupos e artistas saírem da informalidade `` o Re-cultural abre horizontes para estas questões´´. A reunião continuo com outras falas com a ssinatura do Manifesto e formação do Grupo de Trabalho em seguida foi marcada a primeira reunião do GT tendo como pauta o Empreendedor Individual e o Sebrae. A reunião foi marcada para o dia 01 de setembro no auditório da Capitania das Artes.

O grupo de trabalho ficou formado por:
>Henrique José – Fotografo e representante da Fundação Municipal de cultura Capitania das Artes
>Marcelo Veni – Produtor e representante da CUFA –RN
>Francisco Alves – Produtor Cultural e Representante da Cooperarte
>Ítala Vianna – Produtora Teatral e representante da República das Artes
>Rodrigo Cruz – Produtor de Eventos, Músico ( Rock Potiguar Produções )
> Stephane e Melk Freitas – Atores e representantes da Cia Teatral Alegria Alegria

Nenhum comentário: