quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CUFA-RN realiza etapa estadual do festival Rap Popular Brasileiro. Grupo Manifest´arte S.A confirma o favoritismo da noite.



Seis grupos foram classificados para a final da etapa potiguar do Festival RPB, mas a noite foi mesmo do Manifestar´arte S.A , com a música `` Caia Babilônia Paia ´´ o grupo conquistou o público e o júri do festival o que garantiu o passaporte dos cinco integrantes para a final nacional que acontecerá no dia 04 de outubro no Rio de Janeiro numa promoção da CUFA – Central Única das Favelas.



Uma exposição de painéis graffitados deram a ambientação do Espaço do Samba, localizado na avenida Rio Branco na Cidade Alta e que se transformou no espaço do Hip-Hop para receber no último domingo 30 de agosto, a 1ª final potiguar do Rap Popular Brasileiro, festival idealizado pela CUFA – Central Única das Favelas para eleger a cara e o som da nova geração do rap nacional. Uma parte do espaço foi logo reservada para os B. Boys, B. Girls e artistas da dança de rua que participaram da chamada batalha de Break, onde os dançarinos disputam entre si fazendo passos e coreografias corporais.
Por volta das 18hs teve inicio a final potiguar do FESTIVAL RPB os primeiros a subirem no palco foram os novatos MC Fluxo com a música NA ATITUDE e o quinteto do Um Conto com a música CASH. Em seguida Nordeste Nato e Contra Trama formado pelos Mc´s Gofú e Ruan apresentaram a música VOU TE MOSTRAR a participação da dupla foi dedicada ao Rapper Preto Bronx, idealizador do grupo Nordeste Nato que está internado com problemas de saúde.
Em seguida Chico Bomba e Zé Baga com a música BOLA PRA FRENTE aqueceu o público mostrando que a disputa começava a ficar difícil para a definição dos jurados o que se confirmou com a subida do grupo Manifest´Arte S.A que apresentou com segurança e participação do público a música CAIA BABILÔNIA PAIA, o último a se apresentar foi o rapper Alexandre Taurus, do grupo Agregados do Rap que levou para o palco todos os integrantes para defender em conjunto a música SEM CHÃO.
O festival ocorreu tranquilamente, cada grupo apresentou três músicas sendo a 3ª julgada e avaliada pelo Júri, que foi formado por 04 convidados: Amanda Faia radialista e locutora da FM Tropical, Júlio César Pimenta produtor cultural e um dos idealizadores do festival MPBeco, Sérgio Mendonça músico e produtor musical e a poeta e escritora Cláudia Magalhães representando a Capitania das Artes. A comissão teve como critério: Letra, Música e Performance de Palco. Segundo Silmara Rodrigues coordenadora geral da CUFA-RN `` O formato do festival, o número de finalistas e os critérios estabelecidos seguiram um padrão nacional, vários Estados já realizaram sua etapa estadual e o grupo vencedor representará seu estado na Grande Final no Rio de Janeiro concorrendo a premiações em dinheiro e vaga de shows na programação do Prêmio Hutúz em novembro ´´. Os Grupos Conjunção e Carcará na Viagem realizaram seus shows enquanto a comissão julgadora se reunia.



Após contagem dos votos o Grupo Manifest´arte S.A conquistou o primeiro Lugar e garantiu a vaga para a final no RJ. Alexandre Taurus ficou em segundo e a dupla Chico Bomba e Zé Baga em terceiro. Todos os finalistas ganharam troféus. Para Marcelo Veni Coordenador de produção e eventos da CUFA-RN o festival cumpriu seu objetivo nesta primeira etapa `` tivemos um bom evento , uma boa participação, artistas muito bons na final e a vitória de um grupo que representará muito bem nosso rap regional´´. Segundo Veni a próxima etapa é conseguir as passagens aéreas e recursos financeiros para levar o grupo vencedor para o RJ no inicio de outubro.

Rio de Janeiro será cenário para a nova cara do Rap nacional



As expectativas para a final do RPB Festival estão à flor da pele. Faltando pouco mais de um mês para a realização do evento, o festival reunirá os melhores talentos do rap brasileiro originados dos 27 estados do país e promete dar o que falar.
MC’s, DJ’s e adeptos do Hip Hop estarão juntos sob o Viaduto Negrão de Lima (em Madureira, Rio de Janeiro - RJ), no Centro Esportivo e Cultural da CUFA Os guerreiros do Hip Hop além de mostrar a verdadeira proposta do rap brasileiro, trarão para o Rio de Janeiro letras que retratam e relatam questões pessoais e sociais dignos de verdadeiros “cantores urbanos” e prometem embalar a todo público presente e impressionar também os jurados como nos últimos festivais.
A Final do RPB Festival acontecerá no domingo dia 04 de Outubro, e terá a presença de figuras inéditas apresentando suas criações e mostrando para o Brasil os novos talentos do rap brasileiro.

Nenhum comentário: