sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CUFA RN promove I Encontro de Basquete de Rua de Natal


“Celebrando a vida, cultura urbana, esporte e alegria”. Com esses princípios, a CUFA (Central Única das Favelas) do RN promove neste sábado (13), das 8h às 18h, o “I Encontro de Basquete de Rua de Natal”, na quadra da Escola Estadual Francisco Varela, na comunidade dos Guarapes, Zona Oeste da cidade. O objetivo é difundir a prática do esporte de rua como ferramenta de integração e inclusão social e, ao mesmo tempo, propagar a cultura da paz, através da linguagem própria daqueles que fazem a arte da periferia.

A programação começa pela manhã com uma oficina de basquete de rua para crianças carentes. À tarde, o evento continua com um mini-torneio entre times juvenis. Paralelamente, haverá apresentações de grafitagem, música, Bboys, Dj’s e Mc’s.

O basquete é um esporte tipicamente urbano, bastante praticado nas periferias de grandes centros, mas ainda pouco difundido em Natal. Trata-se de uma manifestação esportiva com compromisso cultural e social que serve de integração entre os jovens das periferias brasileiras. Muito conhecido como “basquete-arte”, marcado por jogadas geniais, divertidas e pela diferenciadas dinâmicas de jogo, o Basquete de Rua não se prende às regras convencionais, mas cria suas próprias regras.

Desde 2005, a CUFA realiza no Rio de Janeiro a LIBBRA – Liga Brasileira de Basquete de Rua, que começou como um simples “racha de basquete” na periferia carioca e se transformou no que é atualmente: o maior evento de Basquete de Rua do país. A LIBBRA tem o apoio do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) do Ministério da Justiça. Em 2009, a LIBBRA vai ter a participação de equipes do Brasil inteiro.

CUFA RN

A CUFA RN é uma base da CUFA na capital potiguar. A CUFA é uma organização sólida, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. A CUFA tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores, conhecido por sua ativa participação no movimento Hip Hop. O Hip Hop é a principal forma de expressão da CUFA. Por ser um movimento que, há 20 anos, sobrevive se delineando nos guetos brasileiros mesmo sem o apoio da mídia, ele cresce e se fortalece a cada dia, arrebatando admiradores de todas as camadas sócio-econômicas e deixando para trás o rótulo de “cultura do excluído”.

Nenhum comentário: