segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Diálogo: CUFA RN e Secretaria de Justiça e Cidadania conversam sobre parcerias




A CUFA RN e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) do Estado deram o primeiro passo para a construção de uma parceria concreta entre as duas instituições. O início deste diálogo se deu numa reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira, 17, que contou com as presenças do secretário Leonardo Arruda, da ouvidora Guiomar Veras e dos integrantes da Cufa RN, Alisson Almeida (coordenador geral) e Tárcio Fontenele (assessor de projetos).

Na ocasião, Leonardo recebeu o projeto de lançamento, em Natal, do livro "Falcão - Mulheres e o Tráfico", com a presença do rapper, escritor, roteirista e documentarista MV Bill, um dos autores do livro, juntamente com o conselheiro nacional da CUFA, Celso Athayde.

Em Falcão — Mulheres e o Tráfico, os autores contam histórias de mulheres de diferentes idades, valores e projetos de vida, que de alguma maneira passaram a interagir e, em alguns casos, a integrar a indústria do tráfico de drogas. Este livro é o relato de como os autores conheceram essas mulheres e de sua convivência com elas. Além disso, é também um esforço para que o Brasil conheça a história delas.

Alisson explicou que a idéia é aproveitar a temática do livro para discutir a situação das mulheres presidiárias de Natal e dar visibilidade ao trabalho de cidadania que a Sejuc realiza com essas mulheres através do projeto "Transforme-se", em parceria com o Instituto FAL, oferecendo oportunidades de qualificação, emprego e renda para as detentas.

Em Natal, segundo números da Sejuc, há 100 mulheres presidiárias, divididas entre o Complexo Penal João Chaves (com 66 detentas) e o Centro de Detenção Provisória da Zona Norte (com 34 detentas). De acordo com Tatiana Saraiva, diretora do Complexo Penal João Chaves, 85% das mulheres estão presas por envolvimento com tráfico de drogas.

Além desta ação, os dois componentes da Cufa também relataram ao secretário e à ouvidora sobre outras atividades da instituição, como os encontros de basquete de rua, cuja terceira edição acontecerá no próximo dia 29. Guiomar quis saber um pouco mais sobre os projetos que a Cufa, através do núcleo Maria Maria, pretende implantar com as presidiárias.

O coordenador da Cufa afirmou que o interesse da instituição é apoiar o trabalho pioneiro que já vem sendo realizado pela Sejuc e ampliar essa ação para outras áreas onde ainda há necessidade de uma assistência maior às mulheres, como, por exemplo, assessoria jurídica para aquelas que não têm condições de pagar um advogado.

Leonardo Arruda disse que a Sejuc tinha todo interesse nessa parceria com a Cufa e que o órgão estava aberto ao diálogo para aprofundamento e concretização dessas ações.

Guiomar Veras seguiu a mesma linha do secretário e disse que a presença de MV Bill, reconhecido nacional e internacionamente por sua luta pelos direitos humanos, certamente vai impulsionar ainda mais o trabalho de assistência social que a Sejuc e o Instituto FAL realizam.

Nenhum comentário: