sexta-feira, 11 de maio de 2012

CUFA/RN e Cyrela Plano&Plano mostram resultado da intervenção de arte urbana em Mãe Luiza

No dia 27 de março, a Cyrela Plano&Plano juntamente com a CUFA-RN (Central Única de Favelas), promoveram a ação de “Homenagem à Mãe Luiza”: um projeto que procurou valorizar o graffiti como instrumento de resgate e preservação dos espaços urbanos.
Assim, 10 grafiteiros realizaram um mutirão para mostrar suas criações no tapume que delimita a obra do Infinity Areia Preta, desenvolvendo, de forma lúdica, uma consciência para o fortalecimento e o espírito de cidadania, além da preservação do ambiente e do espaço público da comunidade.
“Achei de suma importância este acontecimento tanto para os artistas como para a comunidade que ficou muito orgulhosa em nos receber”, afirmou Miguel Nery, grafiteiro e colaborador na CUFA-RN. “Esta história já chegou a outras comunidades, despertando o interesse em receber também a nossa arte.”
“A arte chama a atenção de todos e muitas pessoas passam pelo local onde foi realizada a ação, fazendo com que os mesmos tenham contato com as pinturas diariamente. A arte passa uma energia boa. O graffiti então, com tantas cores, tantas formas, é um belo ‘bom dia’ para quem passa pelo local de manhã cedo” conta Iago Levi, grafiteiro e estudante de Educação Física.
Toda a ação foi promovida e coordenada pela CUFA e patrocinada pela Cyrela Plano&Plano, que além de ceder 50 metros do tapume ao lado das escadarias que dão acesso à comunidade de Mãe Luiza, viabilizou o projeto que forneceu aos grafiteiros alimentação, tenda de apoio, e todo o material artístico necessário. Cada grafiteiro produziu um painel de cinco metros que retratou a cultura local e a identidade da comunidade de Mãe Luiza.
“Ações como essa valorizam os artistas e também dão visibilidade a arte do graffiti. A ação chegou até a comunidade e atingiu o resultado esperado de homenagear seus moradores” explica Silmara Rodrigues, coordenadora estadual da CUFA-RN. “Cada artista retratou em seu desenho um pouco do cotidiano das pessoas, para que eles quando trasitarem por lá se sintam identificados, e percebemos que isso realmente aconteceu.”
Hoje mostramos para vocês o resultado de um dia de muita arte em Mãe Luiza.

Nenhum comentário: